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DESCRIÇÃO
A Zéfal é uma das marcas mais conceituadas na fabricação de acessórios para bicicleta no mundo e está no mercado há mais de 130 anos. O seu bagageiro dianteiro Raider é um dos modelos mais utilizados por cicloviajantes europeus, pois o modo como é instalado na bicicleta faz com que o centro de gravidade da roda dianteira se aproxime mais do chão, melhorando significativamente a dirigibilidade do ciclista. Este bagageiro combinado com o bagageiro traseiro Zéfal Raider Trekking deixa a sua bicicleta pronta para qualquer tipo de aventura.
ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS
Peso | 0,750Kg |
Dimensões | 30cm x 29,5cm x 17cm |
Compatibilidade | Rodas 12" a 29" | Freio a Disco ou V- Brake |
Carga Suportada | 18Kg (9Kg / lado) |
Material | Liga de Alumínio 6061 |
Conteúdo | 1 - Bagageiro + Componentes de instalação |
Cores | Preto |
CONTATO DA ZÉFAL (DISTRIBUIDOR NO BRASIL)
Telefones | 0800 702 0801 |
Site | www.zefal.com/ |
DICAS DO CICLITURISTA
Não é muito recomendado alcançar o limite máximo de cargas sugerido por um fabricante de bagageiros mas também não é coisa de outro mundo ver alguns cicloturistas transportando cargas em excesso, algumas vezes chegando a ultrapassar 100% o limite de segurança. Cada caso é um caso e só a experiência vai nos dar esta boa noção do que podemos fazer em cada situação.
De qualquer forma existem alguns cuidados a serem tomados que podem aumentar a vida útil de um bagageiro e até mesmo abrir espaço para uma "turbinada".
Parafusos
Um dos cuidados mais importantes na instalação de um bagageiro se deve a precisão e a forma como seus parafusos estarão rosqueados e o quão paralelo estarão todas as superficies de contato. Montar um bagageiro não se resume a apertar - com o máximo de força - os seus parafusos, muito pelo contrário, em quadros de alumínio o excesso de pressão dado aos parafusos pode danificar a estrutura de rosca nos forçando a abrir uma nova. Isso gera mais gasto e tempo.
Aplique força suficiente para que os parafusos estejam bem pressionados, porém, tão importante quanto, devemos ter a certeza de que eles não irão se soltar naturalmente. Terrenos muito iregulares podem acelerar qualquer processo de soltura.
A dica é simples: Use, em todos parafusos, o que chamamos no mercado de "trava rosca" que, nada mais é do que um gel que se torna borracha e impede que o parafuso seja desrosqueado naturalmente.
Não encontrou o trava rosca ou vai aplicar uma única vez e acha muito caro comprar? Use a imaginação. Fita veda rosca - aquela usada em encanamentos de PVC - constuma ser bem funcional. Enrole uma quantidade boa no parafuso antes de rosqueá-lo e pronto.
Alforjes
Outra dica interessante se dá em função da distribuição de bagagem. Opte sempre por deixar os objetos mais pesados no fundo do alforje. Além de melhorar a dirigibilidade da bicicleta por estarmos "rebaixando" o seu centro de gravidade, este procedimento também ajuda a diminuir o movimento de "balanço" lateral do bagageiro que contribui para preservar sua estrutura evitando fadigas e uma possível ruptura.
* Imagens meramente ilustrativas.