Água pura para a vida toda

por Eduardo Lemos 0 comentário

Sem água nenhuma forma de vida como conhecemos hoje pode existir. Água é a base da nossa existência e está presente em quase todas as reações importantes de nossas vidas. No planeta Terra ela ocupa 70% de toda sua superfície e em nosso corpo, 65% do peso mostrado nas balanças de farmácia, também é água. Por ser tão essencial a vida, a água é, também, habitat para muitas outras vidas. Baleias, tubarões, peixes, tartarugas, camarões e algas. Há uma infinitude de seres vivendo dentro dela. Seres que nos servem de alimento, outros que desempenham funções importantes para o equilíbrio do clima no planeta e também micro-organismos que podem ser extremamente letais ao homem.

A Organização Mundial da Saúde estima-se que mais de 700 mil pessoas morrem todos os anos em decorrência de infecções causadas por micro-organismos como bactérias, cistos e protozoários. A grande maioria destes microsseres chegam até nós através de fontes de água e alimentos contaminados. Protozoários como Cryptosporidium e Giardia são um dos mais preocupantes a saúde pública, pois, além de serem muito resistentes ao tratamento convencional de água por cloro, estes protozoários são, altamente, resistentes ao meio natural. O Cryptosporidium, por exemplo, causa diarréias líquidas severas acompanhada de vômito, cólica e febre. Em pacientes imunodeprimidos, este quadro pode facilmente levá-los ao óbito.

Há muitas maneiras de se evitar infecções por ingestão de águas contaminadas. A tradicional fervura da água ainda se mostra como sendo uma das formas mais eficientes no combate à estes micro-organismos. A esterilização química é outra forma muito eficiente, mas requer alguns cuidados. Dosagens irregulares podem comprometer a eficiência da purificação ou podem tornar a água tóxica ao nosso organismo. Apesar de termos bons meios de eliminar estes seres nocivos a nós através do calor e soluções químicas, nós ainda nos esbarramos em um outro problema. Como retirar a lama, lodo e outras partículas sólidas de águas esterilizadas?

Podemos utilizar um filtro de carvão ativado, feltro para eliminar as partículas maiores, decantação e outros tantos processos que podem ser ultra-eficientes nesta tarefa. Não faltam boas alternativas. O que entra em questão agora é a praticidade. Todos os processos citados anteriormente, em tese, são desnecessários de serem feitos em cidades com boa infraestrutura e saneamento básico adequado. Em casa, normalmente, temos acesso a um filtro complementar de torneira, equipamentos filtrantes e refrigerantes, bem como acesso fácil e abundante ao fogo. Porém, este cenário, infelizemente, não é a realidade para milhões de pessoas ao redor do mundo. E ao falar sobre as práticas de atividades de aventura na natureza, nós evidenciamos, ainda mais, esta busca por equipamentos ultra-eficientes e portáteis ao mesmo tempo.

A engenharia e o avanço da ciência entram para nos ajudar a preencher esta lacuna. Criar um filtro portátil, eficiente e de custo reduzido. A Sawyer, uma das empresas americanas líderes em processos tecnológicos de purificação de água à baixo custo, tem lançado no mercado, nos últimos 15 anos, modelos de filtros que cabem literalmente no seu bolso e são altamente eficientes tanto no combate à micro-organismos nocivos quanto na remoção de partículas sólidas da água. Presente em mais de 80 países, a empresa norte americana Sawyer, em parceria com a ONG, The Bucket Ministry, está presente em várias regiões de risco ao redor do mundo, fornecendo seus filtros e treinamentos para comunidades locais.

No Brasil, a entrada comercial da Sawyer demorou um pouquinho para acontecer. Apenas em fevereiro deste ano (2019) é que nós, da Aventuraria, conseguimos a licença para representar e distribuir a marca em território nacional.


CONHECENDO A MARCA SAWYER E O SEU MINI FILTRO

 SOBRE A SAWYER

A Sawyer Products é uma empresa norte americana fundada em 1984 e que trabalha diretamente na produção de novas tecnologias para combater as duas principais causas de morte no mundo; água contaminada e picadas de insetos peçonhentos. Tendo parceria com a Organização Mundial da Saúde, a Sawyer é hoje a marca número 1 nos Estados Unidos em vendas de repelentes com permetrina e detendora de vários prêmios com sua linha de filtros portáteis.


MINI FILTRO SAWYER

O mini filtro Sawyer é um dos equipamentos de maior evidência da marca norte americana no mercado de atividades de aventura. Ganhou reconhecimento internacional ao apresentar ao mundo um filtro de dimensões muito pequenas, leveza, custo reduzido, vida útil altíssima e eficiência comprovada no combate a micro-organismos causadores de doença.
E para te ajudar a entender como funciona este filtro e quais são suas capacidades, nós criamos abaixo uma sequência de respostas para as perguntas mais frequentes feitas a Sawyer.


COMO O FILTRO FUNCIONA?

O funcionamento do mini filtro Sawyer é baseado em processos artificiais avançados de diálise renal, em outras palavras, o filtro trabalha de forma semelhante aos nossos rins, eliminando as impurezas e produzindo água pura.
Dentro de cada filtro Sawyer existem milhares de membranas capilarizadas (similares a fios de cabelo) com microperfurações de 0.1 micrômetro. Esses buraquinhos são extremamente pequenos e capazes de impedir que impurezas sólidas, bactérias, protozoários e cistos os ultrapassem, mas são suficientemente grandes para permitir a passagem de água.

QUAL A VIDA ÚTIL DO FILTRO?

Os filtros Sawyer da série mini são capazes de filtrar até 370 mil litros de água. Isso equivaleria a beber 2 litros de água por dia por aproximadamente 506 anos. Água pura para a vida toda.

ESTE FILTRO ELIMINA BACTÉRIAS?

Sim, elimina 99.9999% das bactérias, protozoários e cistos, além de retirar partículas sólidas da água como barro, musgos e microplásticos. Você pode conferir os resultados dos testes conduzidos pela Sawyer em laboratório em sua própria página. Os ensaios foram realizados seguindo protocolos da Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos.

QUAL É A VELOCIDADE DE FILTRAGEM DO MINI FILTRO SAWYER?

Depende. Por exemplo, a qualidade da água a ser filtrada e com qual frequência você realiza as retrolavagens, podem reduzir o seu fluxo de água. Porém, nós podemos te dar uma ideia do que esperar do filtro em condições parcialmente favoráveis (coleta de água em cachoeiras, lagos, represas, poças paradas). A capacidade média de filtragem do mini filtro Sawyer é de aproximadamente 36 litros por hora (600ml por minuto).

PRECISO REPOR ALGUMA PEÇA PARA MANTER O FILTRO FUNCIONANDO?

Não, fique tranquilo. O mini filtro Sawyer foi construído para durar o tempo de vida dele sem precisar repor nada. O único cuidado que você deve ter é manter o filtro sempre limpo, realizando suas retrolavagens regularmente. Nós vamos falar um pouquinho mais sobre sua manutenção preventiva mais adiante, mas já adiantamos que ela é extremamente simples e funcional.

O FILTRO ELIMINA GOSTO DA ÁGUA?

Todo gosto da água originário de bactérias, sujeira, lama e folhagens decompostas são eliminados pelo filtro. O filtro também é capaz de transformar águas turvas em águas cristalinas quando a coloração da água é proveniente dos componentes citados anteriormente.

QUAL A COMPATIBILIDADE DO FILTRO?

O filtro pode ser utilizado de várias formas. Você pode consumir água direto de uma poça ou rio utilizando um canudo prolongador que acompanha o kit Sawyer. Neste kit também temos uma garrafa tipo squeeze que é utilizada para armazenar água impura para ser filtrada posteriormente. O filtro também pode ser conectado à mangueira de sua mochila de hidratação, além de ser rosqueável em praticamente 100% das garrafas PETs disponíveis no mercado (ex: garrafas de refrigerante, água mineral).

O FILTRO RETIRA SAL DA ÁGUA?

Não. O processo de dessalinização é diferente e seus equipamentos costumam ter preços elevados. A empresa suíça Katadyn, por exemplo, possui uma versão de dessalinizador portátil muito utilizado como equipamento de sobrevivência em mar, porém, como foi dito, o custo é muito elevado, requer reposição de peças e sua capacidade é limitada a produção de menos de 1 litros de água potável por hora.

MANUTENÇÃO PREVENTIVA E CORRETIVA
O que fazer para cuidar do seu filtro e como corrigir eventuais problemas

Já falamos anteriormente que o mini filtro Sawyer não necessita de reposição de peças. O único cuidado que devemos ter é sempre manter suas membranas internas limpas de impurezas. Deste modo, evitamos que o fluxo de saída de água durante a filtragem seja reduzido com o passar do tempo. Ao contrário do que podemos pensar, o filtro impuro não perde sua capacidade de reter bactérias, protozoários e cistos, ele apenas filtra água em uma velocidade menor.

COMO É FEITA A MANUTENÇÃO?

Muito simples. Todo filtro Sawyer vem acompanhado de uma seringa plástica própria para fazer a sua limpeza. Recomendamos que ela esteja sempre com você em suas trilhas, especialmente, se tiver certeza que encontrará fontes de água com muito barro e sujeira pelo caminho. Com auxílio desta seringa, recolha um pouco de água filtrada pelo próprio Sawyer e introduza no sentido contrário de funcionamento do filtro. Pressione a seringa com força para que a limpeza interna do filtro seja realmente eficiente. Não se preocupe, a microtubos internos dos filtros Sawyer foram feitos para suportar pressão de até 20psi. Repita este processo até que a água saia cristalina. Atenção, evite armazenar o seu filtro sem fazer as retrolavagens. 

COM QUAL FREQUÊNCIA EU DEVO REALIZAR A LIMPEZA DO MEU FILTRO?

A frequência de limpeza vai depender do quão sujo estará a fonte de água que você irá filtrar. Em águas relativamentes cristalinas, o processo de retrolavagem pode acontecer a cada 3.500 litros de água filtrada, porém, se a fonte de água está muito suja, a limpeza do filtro deve acontecer, aproximadamente, a cada 30 litros. Mas, lembre-se, o processo de retrolavagem é extremamente simples e não leva 1 minuto para ser feito. Portanto, habitue-se a fazer a limpeza do seu filtro sempre for ele utilizado.

MEU FILTRO ESTÁ SAINDO POUCA OU QUASE NENHUMA ÁGUA, O QUE DEVO FAZER?

Filtro novo
É normal que a água saia de forma mais lenta na primeira vez que você utilizar o filtro. Não se preocupe. É que as fibras internas dele ainda estão completamente secas. É preciso umedecê-las para só então estabelecermos o seu fluxo natural de filtragem. Em média isso acontece após filtrarmos um litro de água.

Retrolavagem
Para aumentar a eficiência e longevidade, a Sawyer recomenda realizar a retrolavagem de seus filtros sempre que forem utilizados. As fibras internas dos filtros Sawyer são bem robustas, então não se preocupe em aplicar força no êmbolo da seringa durante o processo de retrolavagem. Ser gentil neste processo apenas irá fazer com que partículas maiores de sujeira criem canais de obstrução. NUNCA faça a limpeza com detergente.

Retrolavagem Não Realizada
Se você esqueceu de realizar a retrolavagem de seu filtro, especialmente, após utilizá-lo em água suja, talvez você notará uma redução na sua velocidade de filtragem, mesmo realizando a limpeza algum tempo depois. Para corrigir este problema, mergulhe seu filtro em água morna, não superior a 60 graus celsius ( água quente de chuveiro é uma boa referência ), durante uma hora e então faça a retrolavagem utilizando também água morna. Lembre-se, não há a necessidade de ser gentil com a seringa no processo de retrolavagem. Pode aplicar força. 😉

Calcificação
Se você tiver realizado todos os processos de limpeza citados acima e, ainda assim, seu filtro está com fluxo de filtragem reduzido, é provável que partículas de cálcio tenham se acumulado dentro dele. Para solucionar este problema, mergulhe seu filtro em vinagre e o deixe repousar por 30 minutos. Na sequência faça a retrolavagem com água morna.

Esterilização
A Sawyer recomenda que você faça a esterilização de seu filtro antes de guardá-lo por algum tempo. Para isso, basta fazer a retrolavagem do filtro utilizando hipoclorito de sódio (água sanitária) diluído em água. Utiliza-se a combinação de 4 colheres de hipoclorito de sódio para cada 1 litro de água.


CONSIDERAÇÕES

Há muitas formas de se purificar águas. Algumas portáteis, outras nem tanto. Variações de eficiência e propósitos de uso também contam muito na hora de decidir qual método utilizar. Aqui neste artigo nós apresentamos o mini filtro Sawyer, que pode parecer tendioso por sermos o representante da marca no Brasil, mas o fato é que este filtro realmente se destaca entre todas as outras opções disponíveis no mercado. As avaliações internacionais positivas e os reviews de pessoas importantes no ambiente outdoor nacional, reforçam a qualidade e confiabilidade dos produtos Sawyer.

Portanto, o mini filtro Sawyer se coloca como uma das melhores relações de custo-benefício do mercado. Leve, ultra-eficiente e com capacidade para durar a vida toda.


DICAS DE RETROLAVAGEM (EM INGLÊS)


GALERIA DE IMAGENS


COMPRE DIRETAMENTE EM NOSSA LOJA


Outras postagens que você pode gostar

Deixe seu Comentário